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Year 7 participa de projeto de Cięncias da Maple Bear com a UFMG



Living Science/Educa com Ciência, o projeto de Ciências da Maple Bear em parceria com a UFMG, segue a todo vapor. Desta vez, os alunos do Year 7 da Maple Bear Santa Lúcia receberam as doutoras do Departamento de Fisiologia do ICB/UFMG Thais Santana, Marília Poletini e Maristela Polestini para uma série de experiências envolvendo calor e temperaturas. Segundo a Dra. Maristela, os objetivos seriam os de demonstrar o que é o calor fisicamente, como o sentimos em nosso corpo e como o medimos.

Em uma primeira etapa, a turma foi ao laboratório de Ciências da Maple Bear para uma bateria de experimentos laboratoriais: análise de partículas em microscópio, comparações por meio do contato físico com água gelada e com água aquecida, construção de um termoscópio e uso do termopar. Depois, os alunos contaram também com a participação do professor associado da Escola de Educação Física da UFMG Samuel Wanner e foram direto para a quadra de esportes para trabalhar com a medida de temperatura dos próprios corpos. “Através da atividade física, associamos o aumento do metabolismo com o aumento de temperatura”, explica o professor.

Através do Living Science/Educa com Ciência, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental têm a chance, portanto, de experimentar a rotina de um cientista, convivendo profissionais do meio e utilizando equipamentos apropriados. “O objetivo é que os alunos possam entender o conceito na prática, de uma forma divertida”, resume a Dra. Thais. Que venham as próximas etapas!

 

Year 7 Participates in Maple Bear and UFMG’ Science Project

Living Science/Educa com Ciência, Maple Bear’s Science Project in partnership with UFMG, is in full steam. This time, Maple Bear Santa Lúcia campus’ Year 7 class welcomed ICB/UFMG’s Physiology Department doctors Thais Santana, Marília Poletini, and Maristela Polestini for a series of experiments involving heat and temperature. According to Dr. Maristela, the goals were to demonstrate what heat is physically, how we feel it, and how we measure it.

As a first stage, the students went to the Maple Bear’s science laboratory for a number of experiments: particle analysis through microscope, comparisons of cold and hot water through physical contact, thermoscope building and thermocouple usage. Afterwards, the students welcomed UFMG’s Physical Education associated teacher Samuel Wanner and went straight to the sports court to measure the temperature of their own bodies. “Through physical activity, we can associate metabolism increase with temperature increase”, explains the teacher.  

Through the Living Science/Educa com Ciência project, students from the later years of Elementary School had the chance, therefore, to experiment the routine of a scientist, working along professionals, with proper equipment. “Our goal is for students to be able to understand theory through practice, in a fun way,” summarizes Dr. Thais. Bring on the next stages!       

 

As doutoras Marília Polestini, Maristela Polestini e Thais Santana. 

Comparações por meio do contato físico com água gelada e com água aquecida.

Cada recipiente possui água em uma temperatura específica. 

Equipamento usado nas experiências científicas. 

A turma concentrada no laboratório de Ciências da Maple Bear. 

Alunos do Year 7 vivenciam a prática científica. 

Construindo um termoscópio. 

A doutora Maristela Polestine e o professor associado da Escola de Educação Física da UFMG Samuel Wanner. 

O aumento da temperatura associado à elevação do metabolismo. 

Experimentos científicos na quadra de esportes. 

 

Leia também: Parceria com UFMG leva a prática científica aos alunos do Middle Years

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