Notícias

Self-Regulation and Learning: autonomia e maturidade emocional



Para aprender como monitorar e regular o próprio comportamento em diferentes situações, os alunos da Maple Bear entram em contato direto com a filosofia e as técnicas do Self-Regulation and Learning. Primeiro, a turma aprende como identificar seus próprios sentimentos e externá-los da melhor forma possível. Posteriormente, todos conhecem técnicas e instrumentos que ajudam a balancear emoções - tanto para acalmar quanto para ativar a atenção -, de forma a adequar o comportamento ao momento de aprendizagem.

Dentre as técnicas de Self-Regulation and Learning, está o momento de meditação, que baixa a adrenalina em ocasiões de transição de aulas ou em situações em que o professor identifica agitação na sala. Alguns instrumentos também são muito utilizados, como o abafador de som para os alunos com maior sensibilidade auditiva. No dia a dia, todos têm a oportunidade de experimentar esses instrumentos e cada um é capaz de identificar os momentos em que precisam deles, com autonomia para escolher qual é o mais adequado para sua demanda.

O projeto

O Self-Regulation and Learning foi desenvolvido pela Maple Bear Belo Horizonte / Nova Lima com a supervisão da consultora canadense Brenda Gear. Trata-se de um projeto pedagógico que lida com as habilidades de se monitorar o próprio comportamento, pensamento ou emoções, e adequá-los de acordo com situações específicas. Sob essa perspectiva, os alunos aprendem, em sala de aula, sobre o que é necessário para a construção de um ambiente propício para a aprendizagem.

 

Self-Regulation and Learning: Autonomy and Emotional Maturity

To learn how to monitor and regulate their own behavior in different situations, Maple Bear students get in touch, directly, with Self-Regulation and Learning philosophy and techniques. At first, the class learns how to identify their feelings and to release them in the best possible way.  And then everybody gets to know techniques and instruments to balance their emotions – both to calm down and to call attention -, in a way to adjust their behaviors to the moment of learning.

Among Self-Regulation and Learning techniques there is the meditation moment, which lowers adrenalin in between class times and in classroom situations considered agitated by the teacher. Instruments are also constantly used, like the sound reducer for students with higher hearing sensibility. On a daily basis, everybody has the opportunity to experiment with these instruments and each student is capable of identifying the moments in which they are needed and they have autonomy to pick up an instrument according to their own needs.

The Project

Self-Regulation and Learning was developed bay Maple Bear Belo Horizonte/ Nova Lima with the supervision of Canadian consultant Brenda Gear. It is a pedagogic project that addresses skills to monitor one’s behavior, feelings, and emotions, and adapting them according to specific situations. With this perspective, students get to know what is necessary to build a learning friendly environment. 

 

How's my engine running?

How's my engine running? 

O abafador de som.

Abafador de som. 

Hora da meditaçăo.

    Meditação.

 

Leia também: Maple Bear recebe paratletas do tênis

Voltar