Notícias

“Self-Regulation and Learning”: Um Inovador Projeto Pedagógico



Por Meghan Silva (Coordenadora do Programa de Inglês).

 

O campo da educação vive em constante evolução e uma nova e empolgante área da pesquisa está em pleno desenvolvimento no Canadá e ao redor do mundo: “Self-Regulation”. Aqui na Maple Bear Belo Horizonte/Nova Lima, nós demos início ao nosso próprio projeto nesse segmento, intitulado “Self-Regulation and Learning”.   O objetivo é aplicar o entendimento dos domínios e estratégias desse processo integrado de aprendizado no aprimoramento do desenvolvimento educacional dos alunos.

 

“Self-Regulation é um grupo de habilidades que engloba os seguintes aspectos:

•          A habilidade de adaptar o nível de energia e estado de excitação às demandas de uma situação específica e, então, se recuperar do esforço. Exemplos: concentrar-se no momento do Para Casa, esperar sua vez em um jogo, desviar-se de um carro em alta velocidade e relaxar para conseguir dormir (Domínio Biológico).

•          A habilidade para entender e gerenciar as próprias emoções. Exemplos: se acalmar quando estiver chateado, expressar sentimentos por meio de palavras, controlar medos e ansiedades, demonstrar alegria sem reações exageradas (Domínio Emocional).

•          A habilidade de prestar atenção e alternar o foco quando necessário. Exemplos: concentrar-se no que o professor está falando, evitar distrações na hora do trabalho e mudar de uma atividade para outra quando necessário.

•          A habilidade de entender e participar de diversos tipos de interação social. Exemplos: se engajar de forma serena em conversas, se relacionar bem com colegas e com adultos, conhecer pessoas, gerenciar conflitos e assimilar sentimentos e intenções de terceiros (Domínio Social).

•          A habilidade de entender e se importar com os sentimentos e problemas de outras pessoas. Exemplos: aptidão para ouvir amigos que estejam chateados e entender o que eles sentem, além de saber o que é necessário para ajudá-los a se sentir melhor (Domínio Pró-Social)”.

Hoffman, J. (2013) What Is Self-Regulation? Pearson Canada Inc

 

Essas habilidades são desenvolvidas gradativamente pela infância, adolescência e até mesmo pela vida adulta. Elas são de muita importância também para crianças na faixa etária escolar. Afinal, alunos com dificuldades temperamentais, com déficit de atenção, que não controlam facilmente suas emoções e impulsos ou que enfrentam problemas ao interagir socialmente, irão, eventualmente, passar por dificuldades no contexto acadêmico – não importa o quanto se esforcem.

Com apoio dos principais recursos de pesquisa e treinamento do Canadá e do mundo, os times pedagógicos da Maple Bear Belo Horizonte/Nova Lima se empenham para ajudar os alunos a compreenderem as experiências que causam estresse e exaurem suas energias. Orientados pelos professores, os alunos também aprendem as estratégias e ferramentas que podem usar para gerenciar fatores geradores de estresse e se engajar em experiências de aprendizado efetivas no dia a dia. Com o foco em “Self-Regulation”, iremos atingir o objetivo de manter um ambiente seguro, saudável e estimulante para nossa equipe e alunos.  

 

Self-Regulation and Learning

By Meghan Silva (English Program Coordinator).

 

Education is always evolving, and currently, a new and exciting area of educational research is developing in Canada and around the world.  This is the study of Self-Regulation.  Here at Maple Bear Belo Horizonte and Nova Lima we have begun our own project in this area entitled Self-Regulation and Learning. We are discovering how an understanding of the domains of self-regulation and the strategies that support them can greatly enhance a child’s educational development.

“Self-regulation is a group of abilities that includes:

·        The ability to adapt your level of energy and state of arousal to the demands of a situation and then recover from the effort: for example, to make yourself concentrate on your homework, wait for your turn in a game, get out of the way of a speeding car, and relax so you can sleep (Biological Domain).

·        The ability to understand and manage your emotions: for example, to be able to calm down and recover when you are upset, express your feelings in words, manage fears and anxieties, and be joyful without getting over-excited (Emotional Domain).

·        The ability to pay attention and shift your attention as needed: for example, to focus on what a teacher is saying, tune out distractions when working, and move from one activity to another when necessary (Cognitive Domain).

·        The ability to understand and take part in various types of social interaction: for example, to be able to participate smoothly in conversations, get along with peers and adults, meet and get to know new people, manage conflicts, and “read” other people’s feelings and thoughts (Social Domain).

·        The ability to understand and care about the feelings and problems of other people: for example, to be able to listen to upset friends and understand what they are feeling and why, and to know what sorts of things will help them feel better (Pro-Social Domain).”

Hoffman, J. (2013) What Is Self-Regulation? Pearson Canada Inc

These abilities develop gradually through childhood, adolescence, and even into adulthood.  However, these abilities are incredibly important for school-aged children because children who do not know what it feels like to be calm; children who struggle to pay attention; children who have difficulty controlling their emotions and impulses; or children who have trouble interacting effectively with others will, at times, also struggle academically, no matter how hard they try. 

With support from leading research and training resources from Canada and around the world, the pedagogical teams at Maple Bear Belo Horizonte and Nova Lima are working to help students understand the experiences that cause them stress and drain their energy.  With guidance from the teachers, the students are also learning the strategies and tools they can use to manage those stressors and engage in learning more effectively every day.  We believe that focusing on self-regulation will help us work towards our goal of maintaining a safe, healthy, and stimulating learning environment for all of our staff and students.

 

Self-Regulation and Learning: projeto pedagógico inovador.

Meghan e os alunos da Maple Bear, em atividade pedagógica.

 

Uma palestra sobre "Self-Regulation and Learning" para os professores do Fundamental. 

 

Leituras recomendadas sobre "Self-Regulation": 

www.self-regulation.ca

http://www.mehritcentre.com  

Voltar