Notícias

Muito além do básico: matemática para a vida



Por Meghan MacRae Silva (Coordenadora – Programa de Inglês) 

 

Assim como em diversas metodologias educacionais, a matemática exerce um papel fundamental no programa da Maple Bear. Um dos principais objetivos, tanto do currículo canadense quanto da escola, é ajudar o aluno a construir uma base sólida ao mesmo tempo em que desenvolve uma atitude positiva em relação à matemática. Acreditamos que todos devem ter a oportunidade de serem bem-sucedidos nessa disciplina e se tornarem alfabetizados não apenas em línguas, mas matematicamente também. O sistema de ensino canadense reconhece que na sociedade moderna é imprescindível que o pensamento crítico, a solução de problemas e a comunicação eficiente sejam aptidões de todos os cidadãos. Na Maple Bear Belo Horizonte, os alunos não aprendem apenas a matemática básica, mas os conceitos e os processos – eles desenvolvem conhecimento através da interação entre material didático e da aplicação dos conceitos a situações do dia a dia.

Nem todos os seres humanos aprendem e entendem da mesma maneira ou no mesmo momento. E isso é sempre considerado nas diversas áreas do programa Maple Bear. Nas aulas de matemática, oferecemos aos alunos uma variedade de estratégias e diferentes métodos de abordagem para que o processo de aprendizado seja mais pessoal e eficaz. Incentivamos os estudantes a trabalhar em pequenos grupos e desenvolver suas habilidades de comunicação enquanto explicam suas ideias, apresentam suas conclusões e assimilam as perspectivas dos colegas. O entendimento dos processos e dos conceitos possibilita o compartilhamento do pensamento intelectual em vários contextos, sempre com confiança.  

A abordagem canadense no ensino da matemática é construída a partir de cinco pilares: números e operações; padrões, funções e álgebra; geometria e noção espacial; medição; e análise de dados, estatística e probabilidade. Ainda na pré-escola, os alunos Maple Bear começam a adquirir os fundamentos básicos de cada um desses pilares. Conceitos numéricos e funções são desenvolvidos através de jogos. Aqui, os estudantes exploram padrões matemáticos através da arte e aprendem a identificar e classificar objetos através de diversos exercícios onde formas e tamanhos rendem comparações e se transformam em infográficos. Todas essas experiências matemáticas estabelecem a base que as crianças continuarão a construir no Ensino Fundamental. Do Year 1 em diante, as atividades de matemática mantem o foco nos cinco pilares, explorando-os de forma mais aprofundada. Os fundamentos em geometria 2D e 3D, trabalhados no Year 1 e no Year 2, auxiliam no estudo dos ângulos no Year 5. Ao adquirir uma noção numérica sólida no Infantil e no Year 1, os alunos aprendem com mais facilidade a efetivamente multiplicar e dividir nos dois anos seguintes. O contínuo desenvolvimento dos cinco pilares garante aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em um processo de aprendizado que sempre inclui o entendimento.

Os programas de matemática da Maple Bear são baseados em material desenvolvido pelo renomado grupo editorial Pearson Canada para se adequar ao currículo de cada província do Canadá e utilizados por estudantes em todo o país. Os livros didáticos da série “Math Makes Sense”, incorporados ao programa, proporcionam experiências onde a solução de problemas, as descobertas e a prática independente ou guiada são os destaques. Os livros possuem programas específicos para cada série, mas todos seguem os cinco pilares da matemática canadense. Tanto os livros de textos quanto os de atividades são usados em exercícios e jogos que favorecem o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades em diversos contextos. Tudo isso proporciona aos alunos o apoio personalizado e a aquisição de estratégias para um ótimo desempenho.

A abordagem canadense no ensino da matemática tem seu êxito comprovado, pois o Canadá é um dos países de melhor colocação no PISA – ranking mundial de avaliação acadêmica com ênfase em matemática, ciências e leitura. A Maple Bear Belo Horizonte oferece a metodologia canadense adequada às exigências do currículo brasileiro e proporciona experiências que vão muito além do aprendizado básico da matemática. Cada aluno deve ser apto a aplicar o conhecimento em sua rotina, em sua futura profissão e em toda a vida acadêmica.

 

Beyond the Basics: Math for Life

By Meghan MacRae Silva (English Program Coordinator)

 

As in many educational methodologies, mathematics is a fundamental part of the Canadian program at Maple Bear.  One of the main goals of Canadian Math curriculums and the Maple Bear mathematics programs is to help students build a strong foundation while also creating a positive attitude towards mathematics. We believe that all students should have the opportunity to be successful in math and become not only become literate in language but mathematically literate as well. The Canadian education system recognizes that in our modern society it is imperative that our citizens have the ability to think critically, solve problems, and communicate effectively and this shapes the Canadian approach to teaching mathematics.  At Maple Bear Belo Horizonte the students learn not only basic mathematical skills, but also the concepts and the processes behind the mathematics.   They build their conceptual knowledge by interacting with concrete materials and they make meaningful connections to mathematics by working with the concepts in real-life situations. 

As in many other areas of the Maple Bear program, our math programs value the fact that not all humans learn and understand in the same way.  In our math classes at Maple Bear, we provide the students with a variety of strategies and different ways to approach a problem so that their learning will be more personal to them.  We encourage the students to work in small groups to develop their communication skills by explaining their ideas and justifying their reasoning and conclusions while in turn learning from the perspectives of their colleagues.  Their strong understanding of the processes and the concepts allows them to confidently share their thinking in various contexts.

The Canadian approach to teaching math is built around five content standards: Number and Operation; Patterns, Function, and Algebra; Geometry and Spatial Sense; Measurement; and Data Analysis, Statistics, and Probability.  Beginning in Preschool, Maple Bear students start to acquire the basic foundation of each of these standards.  They play games that develop their concept of number.  They explore simple patterns through art and learn to sort and classify objects during a variety of topics.  The students work with shapes and size comparisons and they construct basic graphs to interpret data in different contexts.  All of these experiences establish the basis in mathematics that the children will continue to build on throughout their Elementary years.  As the children enter into Year One and continue on through Elementary, their experiences in math will continue to focus on the same five content standards and will explore each of them at a more complex level.  The foundational work that is done in simple 2D and 3D geometry in Year One and Two helps to support the study of angles in Year 5.  Acquiring a strong sense of number in Preschool and Year One helps the students to effectively learn how to multiply and divide in Year Three and Year Four.  This continuous development through these standards helps to ensure that the students have the opportunity to reinforce their skills and their knowledge of the concepts and processes and to make connections to their previous knowledge in order to learn with understanding.

  The Maple Bear mathematics programs are comprised of a variety of resources.  They are based around material that was developed by, educational publishers, Pearson Canada to accompany the Math curriculums of each province in Canada.  Today they are used by students across the country.  Maple Bear has incorporated the Math Makes Sense textbooks and workbooks from Pearson Canada into the Math programs to provide the students with a balanced and comprehensive math experience that allows for investigation, problem-solving, discovery, and guided and independent practice.  Math Makes Sense has an individual program for each year group; however, each resource has been created around the same five content standards. The textbooks and workbooks are used in combination with practical application and game-based activities in order for the students to develop their understanding and their skills in a variety of meaningful situations. Concrete objects such as counters and shapes; practical math materials such as rulers, number tables, and place value resources; and a variety of educational technology are all used to accompany the programs.  These provide the children with all the individualized support and the strategies they need to be successful.

The Canadian approach to teaching mathematics has proven successful as Canada was among some of the highest ranking countries on the 2012 PISA results, a world-wide assessment that evaluates the academic performance in the participating countries in mathematics, science, and reading.  Maple Bear is committed to providing an educational experience in mathematics that is based on the Canadian methodology.  We aim to provide our students with an opportunity to learn more than just the basic mathematical skills.  Our students are able to connect math to their real lives in a purposeful and meaningful way and we hope that this will be able to continue for the rest of their academic careers.

 

Na Maple Bear Belo Horizonte, os alunos năo aprendem apenas a matemática básica.

Ms. Andreza e a turma do Y2, durante a aula de matemática.

 

Uma atitude positiva em relaçăo ŕ matemática.

Os alunos desenvolvem uma atitude positiva em relação à matemática. 

Voltar